Pesquisa indica que jornais cobrem mais matérias sobre violência (25%) do que sobre exclusão (2,6%) e educação(2,2%) – PNUD
Pesquisa em 1.315 textos de 57 jornais do Brasil indica que há mais matérias sobre violência (25%) do que sobre exclusão (2,6%)
Os meios de comunicação no Brasil dão mais destaque à falta de segurança do que às causas desse problema, indica uma pesquisa que analisou 1.315 textos (entre reportagens, artigos, editoriais e entrevistas) veiculados em 57 jornais de todos os Estados em 2004. O levantamento, feito pela ANDI (Agência de Notícias do Direito da Infância), levou em conta apenas os materiais que mencionassem a expressão “direitos humanos” ou palavras similares, como “cidadania” e “direito”.
A análise verificou que a maior parte das matérias (24,9%) tinha alguma relação com segurança, guerra, violência e conflitos armados. Já fome, pobreza, exclusão e desigualdade (2,6%), educação (2,2%) e renda, trabalho e desemprego (1,1%) apareceram com freqüência bem menor. Outros problemas sociais, como acesso a água e saneamento (0,8%) e habitação (0,5%), também receberam menos atenção da mídia.
Os dados foram apresentados a jornalistas, representantes de organizações não-governamentais e de instituições públicas, e acadêmicos ligados à área, que foram convidados a expressar sua opinião. O resultado deu origem a um livro “Mídia e Direitos Humanos”, que será lançado nesta quinta-feira, em Brasília, durante o I Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos , que começou nesta quarta e termina no sábado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário