sexta-feira, setembro 01, 2006

A Ecologia do Xixi


A Ecologia do Xixi
A história começa em mais uma das artificializações que o ser humano foi condicionado.
O ato contínuo de fazer nossas necessidades fisiológicas na água se tornou insustentável.
Vamos aos dados surpreendentes:
A cada apertada de descarga convencional 15 litros escapam e são enviados para a estação de tratamento de esgoto (ete) mais próxima; Isso quando o local é provido de saneamento básico.
A matemática do Xixi
Supondo que voce aperte a descarga 5 vezes ao dia (dado menor do que a média) , e a sua família tenha outros 3 integrantes que repetem o mesmo ato com a mesma média, teremos um total de 20 “descargadas”, totalizando 300 litros d'agua abaixo por dia.
Ao mês somamos 9000 litros d'agua utilizados para dispensar a urina familiar
Pasmem .... ao ano uma família de 4 pessoas consome 108000 (cento e oito mil) litros d'agua só com a descargada do xixi familiar.
Não nos atemos aos chuveiros, lavação de carros, escovadas de dentes e outras regalias aquáticas. Se alguém se aventurar no cálculo vamos chegar a números dantescos.
Economizar e reeducar hábitos descargados ou continuar a insustentável prática do xixi n'água ?
Como nossas necessidades são fisiológicas, inevitáveis e diárias, a primeira medida é um pacto ecosolidário em casa.
Veja se a sua privada tem o modo de caixa de ceramica acoplada. Esse modelo economiza cerca de 200% em cada descarga. Vale a pena investir. O custo da iniciativa ecológica é notado na conta no fim do mês. Para os homens, instalar um micitório de ceramica é uma solução simples e economica.
Se você é um morador urbano a solução é o xixi coletivo. Apesar do nome sugestivo a idéia é simplesmente acumular o liquido de 2,3, 4 xixis e depois apertar a descarga. Uma dica é manter sempre a tampa e a porta fechadas. O banheiro é o local com energia mais densa da casa, mantê-lo fechado, limpo e arejado, contribui para a harmonia do lar. Acender um incenso também ajuda a purificar o ambiente.
Caso tenha a felicidade de ter um pedacinho de terra no quintal ou viver em um sitio ou condominio arborizado, a opção mais prazerosa e permacultural será verter o liquido (rico em sais minerais, nitrogênio e vitaminas) na terra. Procure diversificar o local do xixi trabalhando um rodízio nas plantas que “aguar” para não sobrecarregar o ph da terra.
Se queres investir na idéia e reciclar todos os resíduos inclusive a “carga pesada” ou composto diário, a solução é partir para um sanitário seco. A idéia é simples, baixíssimo custo e ecologicamente correto. Depois de alguns meses nossas fezes se tornam um bonito composto pronto para o minhocário, podendo adubar hortas e canteiros fechando o ciclo sem desperdício algum de energia.
Agora é com você e o seu xixi. O compromisso com a Terra começa em casa, passo a passo, xixi por xixi, coc.....
Dicas e links para institutos que trabalham com permacultura e técnicas de bioconstruçao no Brasil www.permacultura.org.br

Thomas Enlazador

Nenhum comentário: