quinta-feira, maio 20, 2010

Ecocentro Bicho do Mato

O Centro Ecopedagógico Bicho do Mato é um sítio localizado na Mata Atlântica da Zona Rural ao Norte do Recife, no bairro da Guabiraba, na Biorregião de Dois Irmãos. Está dentro da APA - Área de Proteção Ambiental - Aldeia Beberibe.

Com três anos de atuação, realizou um curso de formação em Permacultura PDC Popular, curso de Bioconstrução Popular e inúmeras oficinas e capacitações na área da ecopedagogia, economia solidária e cultura de paz.

Conquistou espaço no Estado e se tornou destaque nacional, sendo contemplado em edital público, se tornando sede e executor do Pontão de Cultura Sustentável Ciranda Solidária, projeto recém aprovado pelo Minc - Ministério da Cultura, dentro do Programa Cultura Viva.

Hospedou durante 11 meses a Caravana Arco-Íris por la Paz, ecovila itinerante e Pontão de Cultura ligado ao Ministério da Cultura;

O Ecocentro desenvolve práticas comunitárias para a integração e desenho social e adota ações de gestão permacultural no seu cotidiano.

Atualmente, residem cerca de 1O educadores que fazem parte da equipe fixa, crianças e estagiários e voluntários temporários.

Realizamos no Ecocentro o único mercado de trocas solidário com moeda social do Estado, oferecemos trilhas ecopedagógicas para escolas, grupos universitários e empresas, estágios monitorados, oficinas socioambientais, capacitações diversas de professores e alunos da rede pública e privada, cursos, saraus culturais e vivências. As atividades são gratuitas e pagas, primando sempre por valores populares, mantendo a acessibilidade e a democratização das Tecnologias Sociais, Ambientais e Culturais do Novo Tempo.

Visitas e estágios devem ser agendados com antecedência prévia de 1 semana pelo email:
ecocentrobichodomato@gmail.com


Mais de 3.000 pessoas já passaram pelas atividades realizadas pelo Ecocentro em quase três anos de funcionamento.

O Bicho do Mato é um Elo Biorregional da Abrasca – Associação Brasileira de Comunidades Alternativas,


Desenvolvemos práticas Ecopedagógicas, aplicando tecnologias sociais, culturais e ambientais, alicerçados na agroecologia e na permacultura, tendo a Ecopedagogia e a Economia solidária como eixos transversais.


A Permacultura visa o cuidado com o Planeta e com os seres em uma relação integrada onde os elementos de um ambiente interagem harmônica e sustentavelmente. Esta visão, bastante contemplada na Cultura da Sustentabilidade, dá um novo significado às práticas cotidianas, encontrando sentido em um contexto amplo de cidadania planetária, onde “a planetariedade deve nos levar a sentir e viver nossa cotidianidade em relação harmônica com os outros seres do planeta Terra”.

O educador Paulo Freire dizia que o conhecimento é um patrimônio da humanidade, acumulado historicamente e repassado de geração a geração, sendo o seu acesso direito de todo ser humano. Partindo desta premissa o Centro Ecopedagógico, nasce na periferia norte de uma das capitais mais pobres financeiramente e mais ricas culturalmente. O Ecocentro chega com a missão de democratizar o acesso às práticas da economia solidária como forma de geração de renda local, a ecopedagogia como instrumento para o fortalecimento da cultura da sustentabilidade e a permacultura para a criação de ambientes humanos.

A cidadania SocioAmbiental e a cultura da sustentabilidade são resultado do fazer pedagógico que conjugue a aprendizagem a partir da vida cotidiana (Gutiérrez e Prado, 1999). A Ecopedagogia, dessa forma, extrapola os limites da educação tradicional centrada na lógica da competição e acumulação, e na produção ilimitada de riqueza sem considerar os limites da natureza e as necessidades dos outros seres do planeta.

Agendem uma visita para grupos. Esperamos vocês !


www.ecocentrobichodomato.org

--
Centro Ecopedagógico Bicho do Mato
BR 101 KM 58,5 - Córrego dos Passarinhos
Guabiraba - Recife, PE
81 97082686
ecocentrobichodomato@gmail.com

Nenhum comentário: